Mário Magalhães da Silveira |
Mário Magalhães da Silveira, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia ao lado de Nise da Silveira. Casaram-se e compartilharam uma vida e uma trajetória brilhante até seu falecimento em 1986.
Mário Magalhães da Silveira em momento da vida pública |
"Com a queda do Estado Novo, delineou-se uma crise crescente da política nacional de saúde, recolocando em debate a forma como vinham se estruturando os serviços de saúde. O sanitarista Mário Magalhães da Silveira surgiu então como liderança da nova escola sanitária no Brasil, que atingiu seu apogeu no início dos anos 1960: a Escola Nacionalista-Desenvolvimentista. A principal questão que esse movimento se colocava referia-se ao círculo vicioso pobreza versus doença, posto como linha de atuação do ideário dos 'jovens turcos'. Travava-se também um debate sobre a questão administrativa, girando em torno da centralização ou descentralização da estrutura sanitária — indagava-se se os serviços de saúde deveriam ser municipalizados, administrados pelas comunidades locais ou deveriam seguir um modelo único, vertical e centralizado.” Fontes para a história dos 50 anos do Ministério da Saúde (Ana Luce Girão Soares de Lima; Maria Marta Saavedra Pinto)
Casal Mário Magalhães da Silveira e Nise da Silveira Final dos anos 20 |
Tomando como seus pontos de reflexão a falência das perspectivas "companhistas" e "americanas", introduziu a discussão do desenvolvimentismo, da integração das ações, do planejamento em saúde, (...) Foi no período Goulart, como presidente da Sociedade Brasileira de Higiene, em 1962, e como secretário geral da 3ª CNS, em 1963, que ele capitaneou um esforço coletivo de "releitura" do conjunto dos problemas de saúde e da organização dos serviços de saúde no Brasil.” Caderno de Pesquisa 06 da Unicamp -1989
“Mário Magalhães da Silveira, segundo o Professor Francisco de Oliveira, era um médico que combinava extraordinariamente demografia, sociologia e saúde pública. Trabalhava cada uma dessas áreas com o rigor científico do especialista, e os ultrapassava, ao interligar essas questões numa síntese macrossocial. Pode-se dizer que essa visão interdisciplinar tornava-o um grande cientista social.”
Mário Magalhães da Silveira em momento da vida pública |
Sobre o Livro
Livro de Mário Magalhães da Silveira |
Livro: Política nacional de saúde pública: a trindade desvelada - economia - saúde - população / National public health policy: the disclosed triad - economy - health - population.
Autores: Silveira, Mário Guimarães da; Silva, Rebeca de Souza e(org); González de Morell, Maria Graciela(org).
Traz o pensamento de um sanitarista - Mário Magalhães da Silveira - que protagonizou uma parte importante da história da saúde pública brasileira. Dedicou-se a estudos sobre pobreza e desigualdade no país, tendo como ideal a construção de um Brasil mais justo. Surgiu como liderança da nova escola sanitária no Brasil, que atingiu seu apogeu no início dos anos 1960: a escola nacionalista-desenvolvimentista. Ao apresentar e comentar o quadro sanitário brasisleiro de 50 anos atrás, Mário Magalhães deixou registrado o sentido da promoção à saúde e da prevenção da doença.(AU)
Imagens extraídas do Livro.